quinta-feira, 11 de março de 2010

"Explorando outros gêneros"

Conforme proposto na atividade, pesquisei alguns sites e experiencias sobre o assunto. Embasei minha analise nos seguintes sites: http://www.filologia.org.br/ixcnlf/5/03.htm (artigo: A charge em sala de aula da autoria de Daniele de Barros Macedo Silva - mestre pela UFF); http://www.unisc.br/cursos/pos_graduacao/mestrado/letras/anais_2coloquio/charges_sala-de-aula.pdf (artigo: O TRABALHO COM CHARGES NA SALA DE AULA
da autoria de Carla Letuza Moreira e Silva - mestranda pela UNISC); http://www.revistas.ufg.br/index.php/sv/article/viewPDFInterstitial/2512/2482 (artigo: CHARGE, CARTUM E QUADRINHOS: LINGUAGEM ALTERNATIVA
NO ENSINO DE GEOGRAFIA, da autoria de EUNICE ISAIAS DA SILVA - doutoranda pela UFG) e no blog: http://gibitecacom.blogspot.com/2009/12/experiencia-com-quadrinhos-na-escola.html (uma escola que trabalha com o uso das HQs).


Todos os textos e blog visitados, lidos e refletidos partem do pressuposto de que as charges, os quadrinhos, as tiras, as HQs sao mecanismos eficientes na aprendizagem e no despertar do interesse dos alunos. A linguagem é algo muito presente em todas as analises. O blog pesquisa enfatiza até a mudança de linguagem usada para atingir todos os discentes, desde a 1ª fase até o ensino medio. Os textos refletem e enfatizam a possibilidade de criatividade que estas midias podem provocar nos discentes. Como todo texto e imagens, elas podem suscitar ainda mais a subjetividade e a interpretaçao, além do conteudo especifico trabalhado. Segue abaixo uma charge que nos transmite essa ideia:


A foice, como elemento de constituição dos 25 anos do movimento pode conter varios elementos: por um lado, nos emite a ideia de luta, de perseverança, caracteristicos do movimento do MST; por outro, pode incentivar ainda mais o preconceito que este movimento sofre, pois pode transmitir a ideia de violencia, de brutalidade, de "estamos dispostos a conseguir a qualquer custo", neste caso, a vida.

Diante desta pequena análise, percebe-se que a linguagem verbal e não-verbal, juntamente com os simbolismos das imagens, sao fontes inesgotaveis de conhecimento e como visto nas experiencias sitadas nos sites e blog sao passiveis a nossa realidade escolar e em qualquer fase estudantil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário